Ação de despejo busca "despejar", "expulsar" o inquilino do imóvel em que está. Neste sentido, quem propõe a ação é O lLOCADOR, o proprietário do bem. Normalmente, uma ação de despejo surge quando medidas mais amenas não foram suficientes para resolver a situação geradora de um possível despejo acúmulo de inadimplências, descumprimentos do contrato ou questões não resolvidas costumam justificar esse cenário.
Preciso notificar o inquilino para entrar com despejo extrajudicial?
A notificação extrajudicial não é obrigatória para requerer o despejo de um inquilino inadimplente, a partir do descumprimento do contrato de locação, a notificação extrajudicial passa a ser um documento utilizado na tentativa de um acordo antes de ingressar com uma ação judicial.
Como agir se o inquilino não pagou aluguel e não quer sair?
Se o seu inquilino está com aluguéis atrasados e não quer deixar o imóvel, a primeira atitude que você deve tomar é buscar solucionar o conflito amigavelmente.
Veja algumas boas práticas para fazer isso:
1 - Converse com o inquilino 2 - Não faça cobrança excessiva 3 - Registre as cobranças por escrito 4 - Busque um instrumento jurídico 5 - Ação de despejo 6 - Medida liminar